domingo, maio 16, 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA

Vivemos um período de crise, que não é apenas financeira, nem se reduz ao défice público, mas que é uma crise estrutural do modelo de desenvolvimento, que tem sido seguido. Não é uma surpresa para quem levou a sério a caracterização da actual crise do capitalismo feita por Immanuel Wallerstein que referimos, nomeadamente, aqui.
Naturalmente que no caso português acrescem outras debilidades estruturais, mas não temos por adquirido que a nível da União Europeia se saiba para onde se pretende ir.
Temos de tentar perceber o que está a mudar e encontrar novas respostas. São necessárias novas ideias e projectos se quisermos continuar a lutar com alguma eficácia pela concretização dos valores do socialismo democrático.
Neste momento de construção de novas respostas, há que estar atento a tudo aquilo que podem representar novas abordagens teóricas e práticas inovadoras.
É o caso da Revista de Economia Solidária, de que foi publicado em Dezembro passado o primeiro número, dedicado precisamente à apresentação deste conceito.
No dizer de Rogério Roque Amaro, «Preliminarmente pode-se definir a Economia Solidária como as actividades económicas que se referenciam pelo procura nuclear de práticas de solidariedade (em vários sentidos, como se verá, o que implica uma perspectiva sistémica, e não meramente social), ou seja em que a lógica da cooperação se sobrepõe à da competição e à procura do lucro
O seu objectivo é promover a economia solidária, privilegiando como espaço de intervenção a Macaronésia, constituída pelos arquipélagos das Canárias, Madeira, Açores e Cabo Verde.
A revista é dirigida por Rogério Roque Amaro, O conselho editorial é constituído por: Cláudio Alves Furtado, Universidade de Cabo Verde; Gualter Manuel Medeiros Couto, Universidade dos Açores; Jean-Louis Laville, Laboratoire Interdisciplinaire pour la Sociologie Economique; Jordi Estivill Pascual, Universidade de Barcelona; José Fialho Feliciano, José Manuel Henriques e Rogério Roque Amaro, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; Leão Lopes, Atelier Mar - Cabo Verde; Paul Israel Singer; Universidade de São Paulo; Pedro Espanha, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Victor Pestoff, Mid Sweden University.
Publica textos em quatro línguas: português nas suas variantes, inglês, francês e castelhano.
Pretende ser «uma Revista de pontes e articulações (…) uma expressão e um encontro de investigadores e Actores, uma experiência publicada de Investigação - Acção e por vezes de Investigacção».
A revista é editada pela Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico, sedeada em Ponta Delgada, Açores, http://www.ceesa-mac.org/
O debate sobre o conceito, as práticas, as potencialidades e os limites da economia solidária, é um contributo para pensar alternativas ao modelo de desenvolvimento actualmente em crise.

1 comentário:

JPM disse...

Olá,
Tive contato com o teu blog no da Sociologia, aqui do Brasil.
Agora vim conhecê-lo e seguí-lo.
Desde já és convidado a visitar o meu.
Saúde e felicidade.
João Pedro Metz