domingo, setembro 18, 2005

MUDAR LISBOA

O que está em causa nas eleições em Lisboa é demasiado importante para deixar qualquer um de nós indiferente. É preciso mudar Lisboa.
O resultado das eleições será decidido na escolha entre duas opções alternativas sobre o futuro da cidade. Uma representada pela ambição de afirmar Lisboa como cidade do Futuro, um projecto que aposta na solidariedade, na competitividade e no cosmopolitismo, que quer Lisboa como grande capital europeia, sem esquecer os laços que a ligam ao mundo de Língua Portuguesa.
Este projecto tem vindo a ser construído por Manuel Maria Carrilho com determinação, sensibilidade, inteligência e paixão. Contrasta totalmente com o que tem sido a péssima gestão do último mandato municipal, que foi caracterizado pelo desperdício de recursos e uma falta de atenção àquilo que pode mudar para melhor a vida dos lisboetas.
Conheço Manuel Maria Carrilho desde os bancos do Liceu e tenho acompanhado a sua carreira académica e o seu empenhamento político. O meu juízo da pessoa e do candidato não se baseia em impressões superficiais e conjunturais. Tenho possibilidade de avaliar o seu percurso ao longo de várias décadas. Não sou imparcial, porque não posso deixar de tomar claramente partido quando vejo as formas subtis e insidiosas com que muitas vezes se pretendem silenciar as suas críticas pertinentes à actual gestão municipal e o seu programa para mudar Lisboa. Nem me calo quando, em vez de lhe responderem frontalmente e criticarem as suas propostas, enveredam pela calúnia e depois pretendem, com o pretexto de que ele é político, que ele deve sorrir sempre e apertar a mão. Não sejamos hipócritas e centremos o debate no essencial.
Não é verdade que as empresas públicas e os gabinetes municipais engordaram de gestores e assessores bem remunerados, sem se terem tornado mais eficazes? Não é verdade que se delapidaram milhões de euros, por exemplo, num estudo para um projecto faraónico para o Parque Mayer e em auto-propaganda da actual gestão municipal ?
E se discutissem o programa de Manuel Maria Carrilho! O que pensam, por exemplo, da sua opção prioritária pelas pessoas: o seu cuidado com as Crianças e as escolas; a sua atenção aos Idosos e a sua preocupação em lhes assegurar mais segurança e maior apoio social, o seu compromisso com a Juventude; e a s suas propostas em matéria de emprego, habitação e qualificação?
Manuel Maria Carrilho fez há vários meses uma opção prioritária, dedicar-se a lutar por mudar Lisboa e nisso tem empenhado toda a sua determinação, inteligência e sensibilidade. Não me é indiferente a sua vontade de ouvir atentamente sejam idosos, professores, arquitectos, urbanistas, dirigentes de associações de imigrantes ou de colectividades, milhares de cidadãos com competências, qualificações ou aspirações diversas, a forma como pondera para encontrar a melhor solução, como ouve e solicita comentários e críticas. Não representa ser o que não é, mas é um ser humano de grande qualidade. Isto é talvez um pequeno pormenor, mas são os pequenos pormenores que fazem a diferença.
Não deve ser por acaso que escolheu para música da sua campanha uma canção emprestada pelos Xutos & Pontapés, que começa assim:

Pequenas coisas que faltam na vida
Tornam-se as grandes incompletas
Não te esqueças
A grande ponte para lado nenhum
Fica distante da pequena estrada
Esburacada, onde arriscas a vida
necessariamente
E se tudo é um todo
E o todo é que importa
Não ponhas de lado
Aquilo que falta...

Sem comentários: