domingo, junho 21, 2009

OS CATÓLICOS E A CRISE DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICA

José Tolentino de Mendonça escreveu um texto em que fala do que designa por alergia dos cristãos à política, neste excelente sítio aqui.
Se tivermos em conta a participação assumida na vida política, a manifestação clara de opções, o sujeitar-se a eleições no interior de organizações políticas ou cívicas, temos de reconhecer que assim é de facto. Estamos muito longe da participação de católicos nos diferentes partidos e sindicatos, que se viveu no pós-25 de Abril e que tão positiva foi para a consolidação da democracia
Haverá, decerto, várias razões para esta situação, para além do desaparecimento dos movimentos da Acção Católica, com excepções como a da JOC (Juventude Operária Católica) aqui, que se orientavam por uma espiritualidade assente no ver, julgar e agir.
A alergia da política procura muitas vezes justificar-se da desconfiança existente relativamente à actividade política, ignorando os apelos daqueles militantes cristãos que escreveram designadamente:
“Todos e cada um têm direito e o dever de participar na política, embora com diversidade e complementaridade de formas, níveis, funções e responsabilidades. As acusações de arrivismo, idolatria de poder, egoísmo e corrupção que muitas vezes são dirigidas aos homens do governo, do parlamento, da classe dominante ou do poder político, bem como a opinião muito difusa de que a política é um lugar de necessário perigo moral, não justificam minimamente nem o cepticismo nem o absentismo dos cristãos pela coisa pública.”
O texto citado é da autoria do Papa João Paulo II e encontra-se na Exortação Apostólica Christifideles Laici, cuja leitura na íntegra pode fazer aqui.
A situação actual não se pode, contudo, reduzir a uma atitude de alergia à política. Verifica-se também que existem movimentos que privilegiam uma agenda fracturante, assente em temas como o aborto, o divórcio, a eutanásia, o casamento homossexual e mais recentemente a oposição à educação sexual nas escolas. Estes movimentos não são alérgicos à política e são dominados pela direita, como afirmava já há meses Marcelo Rebelo de Sousa aqui.
Todas estas questões, como muitas outras, como a desigualdade social, a exclusão social, o racismo, os direitos dos trabalhadores e dos imigrantes, podem naturalmente servir de motivação à intervenção organizada de cristãos, mas é necessário, por uma questão de lealdade e transparência, distinguir a intervenção dos cristãos como cristãos e enquanto cristãos, bem como a pluralidade das suas opções, é necessário que quando os cristãos intervém para apoiar uma determinada estratégia política não se pretenda fazer passar a intervenção como sendo feita apenas com base numa motivação cristã.
O exemplo do que se não deve fazer é, por exemplo, lançar como faz o jornal “ Voz da Verdade”, de 21 de Junho, uma campanha intitulada “Sexualidade nas escolas? Não, obrigado!” dando voz ao movimento intitulado “Plataforma Resistência Nacional”.
Segundo divulga a “Voz da Verdade”, uma das campanhas recentes da Plataforma Resistência Nacional passa por apelar aos pais para entregarem, no acto de renovação das matrículas para o ano lectivo de 2009/2010, uma carta referindo que não permitem que os filhos participem nas aulas de educação sexual, pelo menos sem que sejam previamente avisados dos conteúdos.
Na mesma notícia, critica-se o PS e o PCP por continuarem, segundo dizem de “ouvidos não abertos à sociedade”. Refere-se também que “Federação Portuguesa pela Vida acusa desnorte na educação sexual”.
Para uma informação sobre a discussão desta matéria na Assembleia da República, sugiro que consulte o sítio aqui.
É evidente que todos os pais têm o direito e o dever de promover a educação sexual dos filhos, o que não se verifica hoje, como não se verificava ontem.
Todas as leis podem e devem ser discutidas, bem como o conteúdo da educação sexual, mas é óbvio, que um jornal cristão não deve silenciar o facto de grande número de cristãos serem favoráveis à existência de educação sexual nas escolas, por não ignorarem que faz falta para completar toda a informação com que os jovens são bombardeados de forma caótica, através da comunicação social, incluindo a Internet.
A alergia dos cristãos ao empenhamento político no que se refere às grandes opções nacionais, é acompanhada pela intervenção por outras formas, legítimas em democracia, mas cujo significado político não pode ser ignorado e deve ser questionado.
De um jornal católico exige-se que seja objectivo, que publique informações que ajudem a perceber o que está em questão e dê voz aos cristãos que estão a favor ou contra leis como esta, mas não privilegie grupos sectários.
O debate sobre a participação política dos cristãos é um debate necessário e José Tolentino de Mendonça fez bem em tê-lo colocado.

Sem comentários: