domingo, fevereiro 10, 2008

MAIS SOCIALISMO NO PARTIDO SOCIALISTA

A reunião realizada em Lisboa, no dia 9 de Fevereiro, de militantes socialistas que apoiaram Manuel Alegre nas eleições presidenciais, em que participaram militantes socialistas de todo o País, incluindo das Regiões Autónomas Açores e Madeira, permitiu um alargado debate sobre a necessidade de mais socialismo na acção do Partido Socialista.
Não se trata de discutir os princípios inspiradores do Partido Socialista que continuam consensuais, mas de lutar contra o seu esvaziamento na prática governativa em diversas áreas. Ao dizê-lo reconheço que este Governo tem deixado, em outras áreas, marcas socialistas, com que, aliás, sempre me congratulei.
Não podemos, contudo, ignorar o autismo, a insensibilidade, a auto-ilusão, a falta de preocupação com a avaliação em concreto do resultado prático das medidas que são tomadas, que desenhadas em abstracto parecem funcionar, mas que transpostas para a realidade têm efeitos perversos que são desprezados, sobretudo, não podemos ignorar a vida dura e difícil de milhares de portugueses, o aumento do desemprego, do sobreendividamento, da desigualdade social, a diminuição da esperança dos jovens no futuro.
As intervenções de Manuel Alegre têm manifestado uma opção deliberada de não abdicar da força inspiradora dos valores do socialismo democrático, de não se contentar com respostas que são apresentadas como as únicas soluções, mas que são, por vezes, o resultado da pressão do neoliberalismo ou embrulhadas numa pretensa neutralidade técnica, como se pode ver aqui. O eco crescente que as tomadas de posição encontram dentro e fora do Partido Socialista são um sinal de que milhões de cidadãos sentem necessidade de confrontar permanentemente as respostas socialistas com as propostas neoliberais. É nesse quadro que deve ser entendida a criação de uma Corrente Nacional de Opinião Socialista de que fala Luís Tito aqui.
Vasco Pulido Valente deixa-nos hoje no Público, em “Ainda há socialismo no PS?”, um desafio que não pode ser iludido. Diz que: «Alegre sabe que o mundo mudou e o que ele quer, no fundo, é um indefinido (e indefinível) socialismo para um mundo diferente». Acrescenta: «Não lhe ocorre por um segundo que o socialismo fazia parte do mundo velho e morreu com ele».
Cabe-nos definir, com todos os militantes socialistas que o pretenderem e independentes de esquerda, novas respostas socialistas para alternativas ao programa neoliberal ou meramente conservador. Basta de lamentações e de resignações, é preciso apresentar soluções alternativas. Temos de mostrar aos descrentes ou resignados que Vasco Pulido Valente não tem razão, que o socialismo democrático continua a ser capaz de inspirar respostas novas para um mundo diferente.
O que está em causa no que se refere a esta corrente, não é disputar o poder dentro do Partido Socialista a qualquer nível, que seja: secções, federações, órgãos nacionais.
Sobre estas matérias existem diferenças de posição entre os militantes socialistas que se identificam com esta corrente.
Como militante do Partido Socialista, considero que tenho o direito e o dever de lutar para que a sua actuação se paute pelos valores do socialismo democrático e pela reforma do seu funcionamento e não renunciarei ao exercício dos meus direitos.
Tive oportunidade no anterior Congresso do Partido Socialista de dizer frontal e lealmente o que pensava da política do governo em várias áreas. O tempo decorrido mostrou que muitas das críticas eram pertinentes.
Não renunciarei a dar o meu contributo, no próximo Congresso, para uma orientação que considere ser mais consequente com os valores do socialismo democrático.
A luta pelo socialismo democrático extravasa o Partido Socialista, mas o seu sucesso exige um Partido Socialista em que se revejam todos os que aspiram a uma sociedade, mais justa, mais igualitária, mais livre, mais solidária e mais fraterna, o que manifestamente não acontece actualmente.

3 comentários:

sagitario disse...

o partido socialista não pode deixar que o destruam, isso seria uma vitória para os partidos de direita, assim nas próximas eleições, teriam a vida deles facilitada, o que é péssimo.

Cabe a todos os socialistas, principalmente aos que o são por convicção, unirem-se e fazerem todos os esforços no sentido de ultrapassar mais esta fase menos boa.

acredito no nosso 1º. Ministro, ele é inteligente e dedicado, não se deixa intimidar com chantagens, pois é uma pessoa vertical, apesar de não ser virtual

José Leitão disse...

Camarada,
Continuo a pensar que o sucesso do socialismo democrático exige que o Partido Socialista seja capaz de propor em todas as áreas políticas consequentes com os valores que o inspiram.
Estamos num momento em que todos devemos analisar, e ter possibilidade de o fazer sem limitações, o que tem sido feito de positivo e aquilo que não devia ter sido feito.
Quando vemos a falta de qualidade política, a irresponsabilidade, o radicalismo conservador e a mediocridade da oposição de direita que pretende ser alternativa,não podemos duvidar de que temos de de fazer tudo o que nos for possível para continuar a merecer. ou merecer de novo, o apoio da grande maioria dos portugueses.
Mas temos que demonstrar no dia a dia que a merecemos e que sabemos os enormes sacrifícios que têm feito pela esmagadora maioria dos cidadãos, como está a ser difícil a sua vida, para ultrapassarmos o défice público e para iniciarmos um novo ciclo de desenvolvimento.

chaparral disse...

meu caro josé leitão,

O socialismo jamais mudará, o que mudam são as pessoas que estão no partido, umas estão lá por convicção aos ideais socialista, mas infelizmente não as deixam exercer cargos onde seriam de toda a utilidade, os que lá estão por opção, só fazem figuras tristes, pois a ganância do poder, fá-los atropelar tudo e todos, infelizmente verifica-se em todos os partidos.
Por isso, tem de haver um grande critério n as escolhas das pessoas e só as realmente imparciais devem ser escolhidas para os cargos