domingo, agosto 30, 2009

NÃO PODEMOS ADIAR A ESPERANÇA NUM FUTURO MELHOR

Antes de começar a campanha eleitoral é bom que reflictamos sobre o que está em jogo nas próximas eleições legislativas e a questão é muito clara, ou o PS ganha as eleições legislativas ou ganha o PSD. Aliás, hoje, a opção é ainda mais nítida, a direita, pretende reunir as condições para assegurar uma hegemonia duradoura, assegurando uma maioria na Assembleia da República, um governo, e contando já com um Presidente alinhado com a sua agenda política conservadora.
As consequências de uma ou outra vitória serão enormes para o futuro do Portugal e terão uma tradução directa nas condições de vida dos portugueses e de todos os cidadãos residentes em Portugal.
José Sócrates lançou as bases para uma mudança profunda de Portugal, que permite preparar-se para o novo quadro económico e político internacional emergente no século XXI e enfrentar hoje com possibilidades de sucesso a actual crise económica.
Esta governação não foi isenta de erros, nem seria de esperar que o fosse. Numa altura, em que era mais difícil criticar, subscrevi uma moção crítica com Helena Roseta e disse-o de viva voz perante o Congresso do Partido Socialista, como podem recordar aqui. Continuo a considerar pertinentes as críticas então formuladas.
Não podemos, contudo ignorar, que o activo do Governo do PS, ultrapassa de longe as críticas legítimas que se possam formular a esta ou aquela área da governação.
José Sócrates soube aprender com alguns dos erros cometidos. O último Congresso do Partido Socialista representou um passo decisivo na preparação de novas propostas políticas, que encontraram tradução no programa eleitoral do Partido Socialista, que podem ler aqui, no qual considero que a generalidade dos socialistas, incluindo, os que consideram ter tido motivos legítimos de crítica, se podem reconhecer no essencial.
Não há dúvida que faz sentido votar PS para fazer Avançar Portugal, mas também para que se aplique uma agenda social, que faz parte do programa e que estou certo José Sócrates irá aplicar com a mesma determinação com que aplicou a agenda de modernização tecnológica com evidente sucesso.
A esquerda socialista, sem abdicar do seu espírito crítico e inclusive das suas divergências, só tem uma opção, tudo fazer para que o PS vença o PSD.
Francisco Louçã e o PCP enganam os eleitores de esquerda quando fazem crer que votar PS ou PSD é a mesma coisa, e que, de qualquer forma, a vitória do PS nas eleições legislativas está assegurada.
Os jovens à procura do primeiro emprego, os trabalhadores a braços com empresas em crise, os desempregados, os funcionários públicos, os sobreendividados, os reformados, os idosos empobrecidos, as pessoas que vivem em união de facto, todos os cidadãos vítimas de discriminações, não podem ficar à espera da “esquerda exemplar” que resultará um dia da recomposição da esquerda. Parafraseando Keynes, a longo prazo, pelo menos muitos de nós estaremos mortos.
Francisco Louçã só tem ilusões e muitas confusões para oferecer, como resulta com clareza da sua entrevista ao “Expresso” (29 de Agosto de 2009). O objectivo do BE é aumentar os resultados eleitorais, não é assegurar que Portugal seja governado à esquerda. A recusa do BE em participar de uma alternativa de esquerda com o Partido Socialista na Câmara de Lisboa, mostra que quando está em causa uma batalha decisiva para a esquerda, o BE só tem um objectivo procurar ter mais uns votos, demonstrando que toda a conversa sobre o diálogo à esquerda só tem para o BE como objectivo criar condições para o seu crescimento eleitoral. Se o BE nem sequer está disponível para contribuir para uma esquerda plural a nível local, é justo concluir, que assim será também a nível nacional.
Ora tudo isso é grave porque raramente esteve tão em causa como nestas eleições, a opção entre a esquerda e a direita. Mentem ao povo de esquerda todos os que procuram insinuar que os programas do PS e do PSD são idênticos.
Como alerta Boaventura Sousa Santos aqui, o cidadão comum de esquerda não pode ignorar que “o dano que a direita fará ao já minguado Estado - Providência será desta vez irreversível” (Um cidadão comum de esquerda, Radar Ensaio, Visão n.º860).
O cidadão comum de esquerda não pode por isso abster-se, ou votar apenas por protesto, não deve equivocar-se, terá de votar no PS e em José Sócrates, porque é única forma racional de lutar pela concretização da sua esperança. Não podemos adiar a esperança num futuro melhor.

1 comentário:

Coveiro de Portugal disse...

Ibéria, a Salvação de Portugal

Este blooge se destina a abrir os corações e mentes dos Portugueses, sobre as vantagens de se ter uma monarquia iberica moderna a mandar em nossos destinos. Esta mais que provado há mais de dois mil anos que não sabemos nos governar ( já diziam os romanos ..... ). Já agora mudamos de vez, passamos a dar vivas ao Rei Juan Carlos de Borbon, verão que ficaremos muito melhor servidos.

Viva o Rei de Espanha Juan Carlos de Borbon

Este é o nosso futuro chefe de estado, nosso Rei Juan Carlos de Borbon.
Portugal esta entregue aos bichos e maricas.
Temos uma oportunidade única, acabar com o estado Portugues, e nos tornarmos em uma provincia do GLORIOSO REINO DE ESPANA.
Nunca deveriamos ter nos tornado em País, maldito seja DOM AFONSO HENRIQUES até aos quintos dos infernos.
Quero aqui deixar meu repto; abandonemos a nacionalidade portuguesa e no transformemos em ESPANHOIS ORGULHOSOS.

Bem haja a todos.

Portugal