domingo, maio 24, 2009

LISBOA - JACARANDÁS EM FLOR

Os jacarandás são uma das muitas árvores, que nos falam silenciosamente das viagens das plantas, dos encontros e desencontros, que têm feito de Lisboa, a cidade cosmopolita que ao longo dos séculos tem sido.
Jacarandá é uma palavra que ficámos a dever aos índios tupi do Brasil, que em tupi se pronuncia ya’kãgrã’ta’ que significa o que tem cabeça dura, segundo se pode ler no Dicionário de Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa.
Publicamos esta imagem graças à gentileza do nosso grande amigo António Sampaio de Carvalho, excelente fotógrafo a quem já nos referimos aqui.

2 comentários:

Unknown disse...

Não sou o único a ter bom gosto! Vejo que o meu amigo José Leitão também tem

jomanros disse...

Estas árvores oferecem cores deslumbrantes e a foto tem uma intensidade muito boa. Jacarandá é também o nome de uma pedra mármore, importada do Brasil, que tem umas tonalidades 'bordeaux', mescladas de preto e vermelho, constituíndo um conjunto de cores que, aliadas ao brilho da pedra resultam numa das pedras mais bonitas da natureza. Concluindo, Jacarandá é um expoente de beleza biológica, tanto no mundo vegetal como no mineral.