domingo, maio 01, 2011

DAS SOCIEDADES HUMANAS ÀS SOCIEDADES ARTIFICIAIS

Dia 3 de Maio de 2011, terça-feira, no CNC (Centro Nacional de Cultura), das 18.30 às 20,00h, na Rua António Maria Cardoso, n.º68, Lisboa (metro:Baixa-Chiado), apresentação do livro Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais de Porfírio Silva, pelo Prof. Pedro Lima, ISR- Instituto de Sistemas e Robótica, Professor do Instituto Superior Técnico. Edição: Âncora Editora. Estará presente o Dr. Guilherme d’ Oliveira Martins, Presidente do CNC.
“Este livro é sobre a possibilidade de que as sociedades em que vivemos sofram determinadas transformações que tornem apropriado dizer que são sociedades artificiais”.
Porfírio Silva é licenciado e mestre em Filosofia. Doutorou-se em Epistemologia e Filosofia das Ciências, em 2007, com uma tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano. Foi Investigador Visitante no Institut Supérieur de Philosophie, da Université Catholique de Louvain e na Faculdade de Filosofia da Universidade Complutense de Madrid. Actualmente é Investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (pólo do Instituto Superior Técnico). Aí têm sido organizador de Ciclos de Conferências com o título genérico Das Sociedades Humanas às Sociedades Artificiais, actividade multidisciplinar que vai em 2011 para a terceira edição como pode ver aqui. Publicou anteriormente: A Filosofia da Ciência de Paul Feyrabend (1998, Piaget), e A Cibernética: Onde os Reinos se Fundem (2007, Quasi).
Porfírio Silva é o autor do Blogue Machina Specularix e sobre este evento pode ver mais no Facebook aqui.

Sem comentários: