terça-feira, fevereiro 02, 2010

MORREU MANUEL SERRA (1931-2010)

Manuel Serra morreu no passado domingo, vítima de um linfoma, com 78 anos.
Formado na escola da JOC (Juventude Operária Católica) opôs-se ao salazarismo, participou em revoltas armadas, e esteve preso durante muito tempo.
Recomenda-se a leitura da sua biografia feita com rigor por Joana Lopes no blogue Entre As Brumas da Memória, que podem ler aqui.
Conheci-o em grupos católicos e no Partido Socialista logo a seguir ao 25 de Abril. Liderava então um grupo autónomo, o Movimento Socialista Popular.
No Congresso de 1974 discordou da orientação para o Partido Socialista defendida por Mário Soares e Salgado Zenha, tendo sido derrotado com a intervenção activa de Manuel Alegre, que aderiu nessa altura ao Partido Socialista.
Veio a abandonar o Partido Socialista para fundar a FSP (Frente Socialista Popular). Apoiaria mais tarde a candidatura de Otelo a Presidente da República e viria a ser um dos fundadores da FUP (Frente de Unidade Popular).
Colaborou no livro Por teu livre pensamento. Histórias de 25 ex-presos políticos portugueses, Assírio & Alvim, cuja leitura se recomenda vivamente.
Tendo lamentado a sua ruptura com o Partido Socialista e o trajecto político posterior não posso deixar de recordar o homem generoso, profundamente marcado pela JOC.
Manuel Alegre recordou-o, com justiça, como "como grande figura de resistência ao fascismo, socialista de inspiração cristã, um homem romântico e corajoso”.
O corpo de Manuel Serra encontra-se na Igreja de Arroios, em Lisboa.
Amanhã, quarta-feira, pelas 14h30 será rezada missa de corpo presente e o funeral seguirá para o cemitério dos Olivais.
Que repouse em paz no dia sem ocaso.

3 comentários:

Joana Lopes disse...

Obrigada pelo link, José Leitão.

José Ângelo Gonçalves de Paulos disse...

Oh José Leitão aqui também um dinossauro da Madeira que bem conhece o meu Amigo nas lides politicas, CRC e Metanoia. Recordo-me do Manuel Serra apesar de optar pela outra corrente do PS. De qualquer maneira, admirei-o e estou grsto pela sua luta por um socialismo mais autêntico e um cristianismo mais ligado às fontes.

José Ângelo Gonçalves de Paulos

José Leitão disse...

Caro Amigo
Manuel Serra foi um homem que lutou pela liberdade e pela libertação do Povo Português da exploração e opressão. Congratulo-me pelo facto de terem sido aprovados votos de pesar pela sua morte, quer na Assembleia da República, quer na Assembleia Municipal de Lisboas, da iniciativa de deputados socialistas, respectivamente José Vera Jardim e Diogo Leão.Como dizia Sagado Zenha, na política não devemos esperar gratidão, mas devemos ser gratos. Com amizade
José Leitão