domingo, dezembro 17, 2006

CIMEIRA UE-ÁFRICA EM PORTUGAL

É um boa notícia o anúncio da realização no segundo semestre de 2007 da segunda Cimeira EU-África em Portugal durante a Presidência Portuguesa da União Europeia. Estão de parabéns o Governo e a diplomacia portuguesa, que conseguiram ultrapassar os obstáculos que desde 2003 têm impedido a sua realização.
Revela sensibilidade aos múltiplos laços que tornam a Europa e a África, continentes que devem saber acordar os termos de uma nova parceria estratégica que promova a paz e o desenvolvimento.
Num momento em que a China e os Estados Unidos procuram reforçar a sua presença em África seria estupidez e cegueira política se Portugal e a União Europeia não procurarem aprofundar em novas bases os laços já construídos.
Portugal deverá ter como objectivo estratégico nacional permanente, neste ou noutro quadro, reforçar os laços com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e, em geral, com os milhões de falantes de português do continente africano. O futuro da Língua Portuguesa passa tanto pela África como pela Europa, sem esquecer o papel fundamental do “continente” que é só por si o Brasil.

Sem comentários: